Storytelling em cursos EAD – As Chaves do Sucesso

Storytelling em cursos EAD nos leva a pensar na última vez em que torcemos por um protagonista ou nos envolvemos em uma série de televisão popular. Isso é contar histórias em ação, então, contar histórias é uma maneira incrível de cativar uma audiência, especialmente nos cursos EAD.

O uso do storytelling em cursos EAD é muito importante e, portanto, neste artigo, trago algumas dicas sobre como incorporar narrativas de storytelling, ou seja, como definir o tom certo, como desenvolver a trama da história e uma lista útil para manter-se no caminho certo tanto com a história quanto com seus objetivos de aprendizado.

Definindo o Tom Certo do seu Storytelling nos cursos EAD

Se eu dissesse estar furioso com você, mas estava gargalhando como um estudante de escola no baile de formatura, enquanto dizia isso, você acreditaria em mim? Claro que não.

Meu tom diz tanto — ou até mais — do que minhas palavras. Ao criar uma história para um curso EAD seus alunos em um treinamento ou curso, é necessário escolher o tom certo para torná-la crível e, portanto, envolvente. Escolha o tom errado e você terá sorte se seus alunos concluírem o curso sem revirarem os olhos ou dormirem.

Siga estas etapas para avaliar os fatores por trás do tom ideal para criar um excelente storytelling em cursos EAD:

1. Determine seu Público-alvo de seu curso EAD

É importante saber para quem você está desenvolvendo o conteúdo, ou seja, pode ser que um público mais jovem esteja mais disposto a se envolver com uma história de tom fantástico do que um grupo de trabalhadores experientes de escritório.

2. Identifique os Objetivos de Aprendizado

Tentando promover uma mudança de comportamento? Use um tom enérgico e incentivador, como, por exemplo, em Histórias centradas em um personagem herói principal — ou com o aluno como o herói — funcionam bem aqui.

Ensinando informações ou processos? Use uma linguagem direta e simples.

Ênfase em habilidades de segurança? Mantenha-se sério. Este não é o momento para fazer piadas.

3. Lembre-se da Imagem da sua Marca

Organizações maiores provavelmente terão um guia de estilo para você seguir, mas se estiver desenvolvendo conteúdo para um negócio menor, pode depender de você fazer perguntas sobre a imagem da marca e como eles querem que seu conteúdo seja percebido. Você está desenvolvendo treinamento muito formal para uma indústria altamente regulamentada, ou seja, será que poderia ser um pouco mais descontraído na redação do conteúdo e das perguntas?

As imagens da marca podem ser:

  • Especialista
  • Autoritária
  • Divertida
  • Educacional

4. Escolha seu Método de Entrega de seu Curso EAD

Existem muitas maneiras de fornecer treinamento. Considere os ambientes de trabalho e as necessidades de treinamento de seus alunos, bem como o tipo de conteúdo, ao escolher um método de entrega.:

  • Treinamento Presencial versus Treinamento Virtual
  • Aprendizado Híbrido
  • Dispositivos Móveis versus Computador/Desktop.

Check-list para Contar Histórias

Quer experimentar a narrativa no seu curso EAD? Então, utilize o check-list abaixo para se manter no caminho certo:

  • Determinei com sucesso o tipo de história, como, por exemplo, vinhetas, micro aprendizado, cenários, histórias curtas, épicas ou gamificação.
  • Mantive minha história simples o suficiente para estar focada nos objetivos de treinamento.
  • Minha história é mantida no contexto e é relevante para o treinamento.
  • Minha história NÃO é o objetivo, mas ajuda a alcançar o objetivo de treinamento.
  • A história é projetada para despertar emoção nos alunos.
  • Minha equipe de e-Learning revisou minha história e deu feedback.

Finalizando, deixo a seguir, uma frase de George Lucas, grande storyteller de Hollywood:

storytelling em e-learning
“Contar histórias é sobre duas coisas: é sobre personagens e trama.”

Veja Também:

O poder do storytelling: Como os profissionais de T&D criam cursos inesquecíveis

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.