O poder do storytelling: Como os profissionais de T&D criam cursos inesquecíveis

storytelling

Storytelling: Neste artigo, saiba como contar histórias para se tornar um profissional de treinamento e desenvolvimento mais eficaz e engajar seus alunos. Aprenda o segredo para criar cursos memoráveis que realmente impactam o aprendizado.

Storytelling ou em outras palavras, contar histórias, é uma das ferramentas mais poderosas que os profissionais de treinamento e desenvolvimento (T&D) possuem para criar cursos inesquecíveis e engajar seus alunos.

Pensando bem, o que pode fazer uma narrativa ser efetiva para o aprendizado?

Primeiramente, as histórias criam conexões entre os alunos e entre eles e os conceitos do curso, pois elas transmitem a cultura, a história e os valores que fundamentam o aprendizado, tornando-o mais significativo e relevante.

Intuidamente, entendemos que as narrativas que compartilhamos são parte fundamental do processo de aprendizado e por isso, elas nos permitem relacionar o conhecimento adquirido com nossas próprias experiências, tornando-o mais memorável e aplicável.

Storytelling: Conectando Alunos com o Conteúdo

As histórias, sendo bem contadas, podem fazer mais do que apenas criar um senso de conexão com o aprendiz porque elas constroem familiaridade e confiança, permitindo que o aluno se coloque na narrativa, tornando-o mais aberto ao aprendizado.

Boas histórias podem conter múltiplos significados, tornando-as surpreendentemente eficazes na transmissão de ideias complexas de maneira compreensível. Elas são, sem dúvida, mais engajadoras do que uma mera recitação de fatos ou discussões abstratas.

Imagine um curso de treinamento sobre técnicas de vendas. Em vez de simplesmente apresentar um conjunto de técnicas, o instrutor conta a história de como ele mesmo superou um desafio de vendas usando uma dessas técnicas e então, essa história cria uma conexão emocional com os alunos, tornando a técnica mais memorável e aplicável.

Para Todos os Tipos de Aprendizes

Outro aspecto que torna a narrativa tão efetiva é sua capacidade de funcionar para todos os tipos de aprendizes. Em seu livro, “Líder como contador de histórias: 10 razões pelas quais isso cria uma melhor conexão empresarial”, o consagrado autor Paul Smith, comenta o seguinte:

Em turmas heterogêneas, cerca de 40% dos alunos são predominantemente aprendizes visuais, assimilando melhor os conteúdos por meio de vídeos, diagramas ou ilustrações”.

“Já outros 40% se caracterizam como aprendizes auditivos, obtendo maior aprendizado por meio de palestras e discussões”.

“E finalmente, 20% restantes configuram o grupo de aprendizes cinestésicos, que se beneficiam de atividades práticas, experimentais e sensoriais”.

A narrativa possui aspectos que funcionam para todos os três tipos: os “visuais” trazem imagens mentais que vem da história. Os auditivos focam nas palavras e na voz do instrutor. Já os cinestésicos lembram das conexões emocionais e sentimentos provocados pela narrativa.

Storytelling que Impacta

A narrativa também auxilia no aprendizado porque as histórias são fáceis de lembrar. Vários estudos mostraram que o aprendizado vindo de uma história que foi bem contada é facilmente lembrado e por muito mais tempo do que o aprendizado feito mediante fatos e números. As histórias criam vínculos emocionais com os alunos, tornando a experiência de aprendizado mais rica e significativa.

Kendall Haven, autor de “Story Proof” e “Story Smart”, considera a narrativa um elemento crucial para o sucesso de cursos de treinamento. Ele escreveu:

“Seu objetivo em todo curso é influenciar seus alunos (mudar suas atitudes, crenças, conhecimento e comportamento). A informação sozinha raramente muda qualquer um desses aspectos. Pesquisas confirmam que histórias bem elaboradas são o veículo mais eficaz para exercer influência e inspirar a ação.”

Histórias sobre experiências profissionais e o que os profissionais de T&D aprenderam com elas são outro ótimo caminho para o aprendizado, pois, ao compartilhar suas próprias histórias, os instrutores se tornam mais humanos e acessíveis para seus alunos, criando um clima de confiança e aprendizado mútuo.

Podemos concluir que o storytelling cria conexão e engajamento, sendo um atrativo para todos os tipos de aprendizes. É um aprendizado sem riscos que motiva e inspira, transmitindo conhecimentos duradouros.

Não é de admirar que cada vez mais profissionais de T&D estejam adotando o storytelling como uma forma poderosa e eficaz de criar cursos que realmente impactam o aprendizado de seus alunos.

Fonte1: Vanessa Boris para a Harvard Business Review

Fonte 2: Kendall Haven: Story Proof: The Science Behind the Startling Power of Story

Fonte 3: Paul Smith: Líder como contador de histórias: 10 razões pelas quais isso cria uma melhor conexão empresarial

Você também pode gostar de:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.